Carregando...

abvaq@abvaq.com.br

+55 (83) 98651-2639

5º Congresso Nacional ABVAQ está acontecendo hoje em Teresina-PI

O evento acontece no Colégio Técnico de Teresina-PI

Durante toda esta terça-feira, 15 de janeiro, está acontecendo em Teresina-PI, mais um encontro promovido pela Associação Brasileira de Vaquejada, em seu 5º Congresso Nacional de Profissionais de Vaquejada, Padrão ABVAQ, que tem como objetivo renovar conhecimentos e debater novos passos para o nosso esporte, com o objetivo de profissionalizar ainda mais a vaquejada, com foco no bem-estar animal. Estão participando profissionais de vaquejada do Piauí e estados vizinhos que pretendem ampliar os seus conhecimentos e garantir o certificado ABVAQ.

A programação começou às 8h, com a formação da mesa e a execução do Hino Nacional. 8:30h Fala do Presidente da ABVAQ, Marcos Lima, sobre a importância da ABVAQ e o trabalho desenvolvido com foco da nova gestão, suspensão do 3ª recurso e implantação do Ranking ABVAQ 2019; 9h Panorama sobre as ações jurídicas (julgadas e pendentes de julgamento) Indicação do andamento de cada um EC e as respectivas ADIs, com o palestrante Dr. João Neto; 9:30h Fala do presidente do CRMV, Dr. Anísio Lima Neto (importância do trabalho do RT e do Juiz de Bem-estar animal, sanidade dos animais, fiscalização por parte do CRMV dos eventos); 10h Bem-estar animal-palestrante Dr. Hélio Manso (Os 5 domínios e o bem-estar no século XXI, Escala para avaliação do bem-estar em animais atletas, programação de bem-estar para equídeos, mantendo o BEA na vaquejada); 10:45h Relação bem-estar animal x manutenção da vaquejada, face aos problemas jurídicos atuais, com palestra do Dr. Hélio Manso e Dr. João Neto ; 11:15h importância da chancela ABVAQ, com palestra do Dr. Valter Papel.

Depois do almoço as atividades serão retomadas, começando às 14h, com a divisão dos participantes em dois grupos; um grupo destinado especificamente ao bem-estar animal (veterinários, zootecnistas e estagiários) que participarão de um minicurso de bem-estar animal, ministrado por Dr. Hélio Manso, com destaque para regulação pelo sistema CFMV/CRMVs, as cinco liberdades, os cinco domínios e o bem-estar no século XXI, escola para avaliação do bem-estar em animais atletas, programa de bem-estar para equídeos, o futuro das criações de equídeos e BEA, LSO – Licença Social para Operar. O segundo grupo, com os demais profissionais, será conduzido um trabalho por Jorge Anastácio e Marcelo Locutor.

Depois da edição em Teresina-PI, o congresso segue com encontros em Campina Grande-PB, no dia 22 de janeiro; Vitória da Conquista-BA em 29 de janeiro e Lagarto-SE, no dia 26 de março. Vários assuntos de extrema relevância para o desenvolvimento do esporte serão apresentados e debatidos. A ABVAQ e Você, fazendo nosso Esporte Valer!

Mais notícias