Carregando...

abvaq@abvaq.com.br

+55 (83) 98651-2639

Depois do sucesso em Teresina-PI, o 5º Congresso ABVAQ segue para Campina Grande-PB

Ainda restam mais três cidades para encerrar a programação do Congresso 2019

Mais de 110 pessoas compareceram ao 2º encontro, dentro da programação do 5º Congresso Nacional de Profissionais de Vaquejada - Padrão ABVAQ, realizado nesta terça-feira, 15 de janeiro, em Teresina-PI. O evento teve como objetivo renovar conhecimentos e debater novos passos para o nosso esporte, com o objetivo de profissionalizar ainda mais a vaquejada com foco no bem-estar animal.
O Presidente Marcos Lima abriu com uma palestra sobre a atual situação da ABVAQ e destacou temas como os próximos passos para 2019, que vem trazendo muitas novidades, incluindo a criação do Ranking Nacional ABVAQ, Criação de Prêmio de Inovação, Criação do Conselho Administrativo, informativos dinâmicos e a Suspensão do 3º Recurso. “A ideia é continuar focado na defesa do esporte, acompanhando toda movimentação jurídica e as leis complementares à PEC, já aprovada e as preparações para eleição da nova diretoria no próximo mês de junho,” disse Marquinhos.
Em seguida o Dr. João Neto, diretor executivo da ABVAQ, falou sobre a atual situação jurídica da entidade e expôs como andam os processos já encaminhados. Ele reforçou a importância do acompanhamento jurídico para avançar ainda mais com as conquistas em se tratando da manutenção da regulamentação total da vaquejada.
Já o Professor Hélio Manso, membro do CRMV e professor da UFRPE, falou do que existe de mais atual em se tratando de bem-estar animal, com instruções internacionais e forma de avaliação deste bem-estar em relação aos participantes de provas equestres (cavalos, bois). Avaliou como positivos os trabalhos realizados no ano passado e foi enfático ao afirmar que a ABVAQ está no caminho certo e avançando sempre, neste quesito.
O curso de bem-estar animal, ministrado pelo professor Hélio Manso, foi formado por médicos veterinários, zootecnistas e estagiários. Eles conheceram novas técnicas e avaliaram o avanço na conscientização dos vaqueiros e donos de Parques. Foi um curso preparatório de grande importância para a contribuição nos próximos passos da Associação e do esporte Vaquejada.
Ainda aconteceu um debate coordenado por Marcelo Porto e Jorge Anastácio, sobre o regulamento ABVAQ. Dr. Walter Papel, falou sobre a chancela ABVAQ. Moacir da MMC também falou sobre a importância do bom uso do protetor de cauda e foram distribuídos certificados aos inscritos.
O próximo encontro acontecerá em Campina Grande-PB, no dia 22 de janeiro, a partir das 8h no auditório da FIEP, próximo ao açude Velho. Na sequência, vem Vitória da Conquista-BA, em 29 de janeiro e em Lagarto-SE, no dia 26 de março. Vários assuntos de extrema relevância para o desenvolvimento do esporte serão apresentados e debatidos.
ABVAQ e Você, fazendo o nosso Esporte valer!
Inscrições abertas pelo site www.abvaq.com.br/eventos.

Mais notícias