Carregando...

abvaq@abvaq.com.br

+55 (83) 98651-2639

Mais de 400 profissionais se inscreveram no 5º Congresso ABVAQ em Campina Grande-PB

A Paraíba teve o maior número de participantes até o momento

O auditório da FIEP em Campina Grande-PB, ficou pequeno para tantos profissionais de vaquejada, que foram em busca de novos conhecimentos no 5º Congresso Nacional ABVAQ. Foram mais de 400 inscritos que participaram de palestras, debates, cursos e provas de habilidades. Essa foi a terceira etapa de uma série de seis, na edição 2019.

O encontro teve início com a formação da mesa e em seguida aconteceu a execução do Hino Nacional Brasileiro. Pauluca Moura, falou em nome do Presidente da entidade, Marcos Lima, que não teve como comparecer em Campina Grande. Ele abordou a importância da união dos que fazem e vivem do esporte e apelou para que mais pessoas venham a se associar na ABVAQ.

O Médico Veterinário e Professor, Dr. Hélio Manso, membro do CRMV, falou do que existe de mais atual em se tratando de bem-estar animal, com instruções internacionais e forma de avaliação deste bem-estar em relação aos participantes de provas equestres (cavalos, bois). O curso de bem-estar animal, ministrado pelo professor Hélio Manso, foi formado por médicos veterinários, zootecnistas e estagiários. Eles conheceram novas técnicas e avaliaram o avanço na conscientização dos vaqueiros e dos donos de Parques. Foi um curso preparatório de grande importância para contribuição nos próximos passos da Associação e do esporte Vaquejada. No final aconteceu a prova de avaliação.

Moacir do MMC, criador do Protetor de Cauda que revolucionou a vaquejada e o posicionou numa boa colocação em se tratando de bem-estar animal, falou do passo a passo até chegar ao resultado atual. “Não foi fácil, mas avançamos muito nesse quesito e tenho plena consciência de que, com a ajuda de amigos comprometidos com o esporte, demos uma grande contribuição para a regulamentação da vaquejada. Continuamos vigilantes e procurando aprimorar ainda mais essa importante aparelhagem, “ declarou Moacir.

O Dr. Eduardo Mago, explanou sobre a atual situação jurídica da ABVAQ e os encaminhamentos que estão sendo feitos. O advogado Valter Papel, falou da importância da Chancela e pontou algumas dificuldades que ainda são enfrentadas junto a alguns donos de parques. Jorge Anastácio e Marcelo Porto, da diretoria didática, falaram do Regulamento, tiraram dúvidas e aplicaram uma prova de avaliação com os profissionais de trabalho.

A programação na parte da manhã foi das 8:30h às 12:30h, em seguida aconteceu uma pausa para o almoço no renomado restaurante Bar do Cuscuz, nas proximidades do auditório da FIEP. À tarde os participantes foram divididos em dois grupos (Um de profissionais de trabalho e outro com veterinários, zootecnistas e estagiários).

O próximo encontro dando sequência ao 5º Congresso Nacional de Profissionais, Padrão ABVAQ, já está marcado para Vitória da Conquista-BA, em 29 de janeiro. Depois a sequência segue com Natal, dia 12 de fevereiro e Lagarto-SE, no dia 26 de março. Vários assuntos de extrema relevância para o desenvolvimento do esporte serão apresentados e debatidos. ABVAQ e Você, fazendo o nosso Esporte Valer!

Fotos: Renan Leôncio

Mais notícias