Carregando...

abvaq@abvaq.com.br

+55 (83) 98651-2639

ABVAQ acompanha assinatura de decreto em Barretos-SP e agradece ao presidente Jair Bolsonaro pelo apoio a vaquejada

O evento aconteceu no último sábado

A Vaquejada segue crescendo e avançando como um dos mais fortes esportes equestre do Brasil, buscando sempre a total regulamentação e o respeito dos seus praticantes e admiradores. No último sábado, 10 de agosto, durante a Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, no interior de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que estabelece padrões de bem-estar para animais utilizados em festas de rodeio, vaquejada e outros esportes com animais.

Com o decreto, os promotores de eventos como Rodeios, Vaquejadas, Provas do Laço e demais esportes equestres, passam a ter autorização para a realização de suas atividades, desde que estejam seguindo regulamentos que sejam reconhecidos pelo Ministério da Agricultura como regulamentos que garantam o bem-estar animal, que no caso da vaquejada, existe o regulamento da ABVAQ reconhecido pelo MAPA. Além disso, a fiscalização das regras que vão garantir o bem-estar e as condições sanitárias dos animais envolvidos nesses tipos de provas ficará sob a responsabilidade do Ministério da Agricultura.

A assinatura do decreto, diante de um público com mais de 30 mil pessoas, contou com a presença de autoridades desportivas e políticos defensores dos esportes equestres. Entre os presentes destaque para o diretor da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), Jonatas Dantas, que elogiou a atitude do Presidente Jair Bolsonaro e lembrou que, a ABVAQ já vem tocando a vaquejada baseada em uma portaria do Ministério da Agricultura reconhecendo o Regulamento Oficial com regras de Vaquejada como um documento que garante o Bem-estar animal e esse novo decreto veio ampliar ainda mais a tranquilidade de quem vive desses esportes. “Essa vitória alcançada aqui é fruto de uma luta constante enfrentada por todos nós praticantes dos esportes equestres que defendemos a prática de provas como a vaquejada, rodeios e outros mais, por entender que se trata da manutenção de uma cultura nordestina que proporciona empregos, gera renda e impulsiona o turismo. Aproveito para agradecer ao Presidente Jair Bolsonaro, ao presidente do Independentes, Ricardo da Rocha e a todos que tem contribuído para manutenção e fortalecimento de nossos esportes equestres, ” declarou Jonatas.

Em seu discurso Bolsonaro destacou: “Respeito todas as instituições, mas lealdade eu devo a vocês. O Brasil está acima de tudo. Neste momento em que muitos criticam a festa de peões e a vaquejada, quero dizer com muito orgulho que estou com vocês. Não existe politicamente correto. Existe o que precisa ser feito — disse.

Mais notícias